Foi dada a largada para a 22ª edição do maior e mais antigo festival gastronômico de Juiz de Fora e região: o JF Sabor. A partir desta segunda, 8, até o dia 8 de maio, estão abertas as inscrições para os estabelecimentos de alimentação fora do lar através do site www.jfsabor.com, onde também está disponível o regulamento da competição.
Em 2024, o Festival promovido pela Regional Zona da Mata da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel ZM será realizado entre 13 de setembro e 27 de outubro, e com uma novidade, segundo a presidente Francele Galil. "Este ano retornamos com o Deguste JF Sabor, o evento de rua que será realizado com parte das casas participantes nos dias 11, 12 e 13 de outubro, democratizando ainda mais o acesso aos pratos", anuncia.
O tema escolhido para o JF Sabor 2024, "O Mundo em Minas", renova o compromisso da Abrasel com a cozinha mineira e, ao mesmo tempo, destaca a influência dos imigrantes que chegaram a Juiz de Fora e influenciaram nossa culinária. O desfio será elaborar uma releitura de pratos da culinária africana, portuguesa, italiana, alemã, síria, libanesa ou japonesa. E com a utilização da cachaça ou da mandioca como ingredientes obrigatórios.
A escolha da mandioca como ingrediente obrigatório em 2024 vai ao encontro da política estadual de valorização de nossa gastronomia, já que em 2023 o Governo de Minas registrou a cozinha mineira como patrimônio imaterial do Estado após uma avaliação, feita em reunião do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Conep), do Registro dos Sistemas Culinários da Cozinha Mineira: o Milho e a Mandioca. "O ano passado escolhemos o milho e este ano a mandioca. E como a cachaça também é um traço da nossa mineiridade, cada vez mais utilizada como ingrediente nos pratos que chegam às nossas mesas, mantivemos esse ingrediente obrigatório", explica Galil.
A competição
O festival é aberto a qualquer estabelecimento de alimentação fora do lar, inclusive microempreendedores, que devem estar associados à Abrasel Zona da Mata para participar, podendo escolher se desejam ou não competir. Os estabelecimentos associados poderão inscrever no máximo três receitas no festival, desde que inscrevam uma única receita por categoria.
Serão 11 categorias competitivas: cozinha oriental, diet, drinks ou coquetéis com cachaça, massas, prato principal, petiscos/porções, pizzas, quitandas, sanduíche/hambúrguer, self-service, sobremesas/confeitaria.
Para levar o troféu de campeã as receitas precisam agradar ao público e a um júri especializado que irá até os estabelecimentos participantes para avaliar os seguintes critérios: Criatividade e Relevância Cultural; Harmonia, Sabores e Técnica de Cocção; Apresentação e estética do prato; Aplicação dos Ingredientes obrigatórios definidos no Regulamento do Evento- este ano mandioca e cachaça; Utilização do material de divulgação do JF Sabor. A soma das notas dos jurados e da votação popular no site do festival vai definir os vencedores.