As inscrições para o JF Sabor 2025 Ouro de Minas já estão abertas e o desfio dos chefs será utilizar em suas receitas um queijo Minas e um queijo Sabor da Serra de forma harmônica. Por isso o objetivo do Workshop Queijos Minas no JF Sabor - realizado pela Abrasel em parceria com a Epamig Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em 30 de abril - foi ofertar conhecimento sobre os diversos queijos Minas produzidos em nosso Estado, suas características e harmonizações.
Durante o workshop os professores Denise Sobral, Júnio César Jacinto de Paula, Renata Golin Bueno Costa e Nelson Luiz Tenchini de Macedo compartilharam informações sobre os tipos de queijos Minas, processo cura e suas características de sabor, textura e aparência; as diferenças de Queijo Minas Artesanal e Queijo Artesanal de Minas; os tipos de queijos pasteurizados mais produzidos pelos laticínios mineiro; e falaram também sobre algumas possibilidades de harmonização.
Esta é a 23ª edição do JF Sabor, festival gastronômico regional promovido pela Abrasel Zona da Mata – Abrasel ZM. “A cada ano que passa apostamos mais na nossa cozinha mineira, que atrai turistas do mundo todo. E o queijo é uma das estrelas da nossa culinária. Propiciar essa capacitação significa despertar e fortalecer o interesse pela valorização da nossa gastronomia e, em especial nesta edição, do nosso queijo Minas. Por isso buscamos essa importante parceria com a Epamig-Cândido Tostes para trazer mais conhecimento sobre o produto e facilitar o processo criativo”, revela a presidente da Abrasel ZM, Francele Galil.
O chefe da Epamig Instituto Cândido Tostes, Sebastião Tavares Ribeiro, destacou que "é uma feliz coincidência que o queijo tenha sido escolhido como tema do JF Sabor neste ano em que comemoramos os 90 anos do Insitituto. É uma honra poder participar do JF Sabor compartilhando conhecimento e ajudando a valorizar o nosso queijo mineiro".
De acordo com o professor da Epamig/ILCT Nelson Luiz Tenchini, “o queijo Minas representa um universo de possibilidades que começará a ser desbravado durante o workshop, onde os chefes puderam tirar suas dúvidas e agora poderão escolher a melhor aplicação de derretimento, sabor, aroma, textura e consistência. Tudo isso vai interferir na receita e quanto mais conhecimento o participante tem melhor será o resultado apresentado ao público”, finaliza.
Regionalismo
Além das palestras os participantes participaram de degustação técnica dos principais tipos de queijos minas de produtores e empresas da Zona da Mata, coordenada pelo professor Paulo Henrique Costa Paiva. Os chefes poderão degustar o queijo Minas Padrão e Minas Curado “Serras de Ibitipoca”, dos Laticínios Sabor da Serra, que também apresentou parte da gama de produtos nos quais os chefes terão que escolher o segundo queijo de utilização obrigatória nas receitas. Também foram degustados queijos frescal do Arranjo Produtivo do Minas Frescal do Caminho Novo (APL Caminho Novo) e os queijos Minas Artesanais produzidos pela Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal da Região Serras da Ibitipoca (APROQ).
“Somos uma empresa de Lima Duarte e nos orgulhamos em estarmos há 32 anos produzindo lácteos, sempre com muito amor pelo que fazemos. Por isso, nesta edição em que a grande estrela do JF Sabor são os diferentes tipos de queijo minas, fizemos questão dessa parceria por acreditarmos que nossos queijos e lácteos vão agregar muita qualidade e sabor ao festival, que já é tão esperado por todos”, comemora a Gerente Comercial do Laticínios Sabor da Serra, Suellen Lazzarini.
“É uma honra unir forças para valorizar e apresentar o autêntico Queijo Minas da nossa região aos restaurantes da Abrasel. Através do workshop, podemos celebrar uma colaboração estratégica, ressaltando a expertise e a tradição do Instituto Cândido Tostes unida ao alcance e à influência da Abrasel para impulsionar a cultura do Queijo Minas”, destaca o presidente do APL Caminho Novo, Igor Rocha.
O JF Sabor
O JF Sabor será realizado pela Abrasel entre 19 de setembro e 26 de outubro. As inscrições das casas participantes e das receitas está aberta até o dia 31 de maio no site www.jfsabor.com. Podem participar quaisquer estabelecimentos de alimentação fora do lar – inclusive microempreendedores – associados à Abrasel Zona da Mata, podendo escolher se desejam ou não competir.
Os estabelecimentos associados poderão inscrever no máximo três receitas no festival, desde que inscrevam uma única receita por categoria, utilizando dois tipos de queijo: um Minas e um queijo Sabor da Serra. Serão nove categorias competitivas: cozinha oriental, massas, prato principal, petiscos/porções, pizzas, quitandas, sanduíche/hambúrguer, self-service, sobremesas /confeitaria.
ASSITA NO YOUTUBE
Acesse o canal da Abrasel Zona da Mata no youtube e assista o workshop na íntegra. Aproveite para se inscrever no canal.