?A ideia era exatamente levar um prato que normalmente as pessoas não gostam e fazer essa quebra, para mostrar que, se for preparado por um bom cheff, pode ser gostoso. A Dobradinha Mineira veio para quebrar conceitos realmente?, comemora Ricardo Damião, filho do cheff Tião Cachorrão.
Para quem não experimentou esta delícia ou para quem quiser saborear novamente, a Dobradinha Mineira vai continuar no cardápio de quinta a sábado. O restaurante O Cachorrão fica na rua José Teixeira da Silva, 47, no bairro Cidade do Sol. Ricardo explica a origem do nome: ?meu pai começou vendendo cachorro quente no local, há 22 anos. Com o tempo, o estabelecimento foi crescendo e hoje é uma das maiores estruturas da região?, lembra.
Para quem tinha dúvidas se o fato do próprio cliente se servir poderia ser um empecilho para que experimentassem o prato criado para o festival, Ricardo foi categórico: ?de maneira nenhuma! Colocamos a plaquinha do JF Sabor em frente a panela da Dobradinha Mineira e colocamos a panela na frente. Isso já chamava a atenção dos clientes. Também colocamos as plaquinhas do JF Sabor em todas mesas e os funcionários foram orientados a conversar com os clientes, explicar sobre o prato e incentivar que eles experimentassem?, explica, comemorando o sucesso alcançado.
Completando o podium
O segundo lugar ficou com o restaurante Trem da Terra (Av Rio Branco, 2565 ? Centro, Juiz de Fora), com o CassouIUAI - O Cassoulet Mineiro, que também vai continuar no cardápio. A receita é uma mistura de povos, raízes e cultura, com feijão branco, linguiça de carneiro, filé de frango, calabresa, bacon e costela suína, resultado da experiência de 24 anos do Trem da Terra servindo a autêntica comida mineira.
A terceira colocação ficou com o restaurante Soberano (Rua Santa Rita, 424 - Centro, Juiz de Fora), com o prato Das Raízes à Coroa: uma torta de mandioca com carne seca gratinada na manteiga, que infelizmente não está mais disponível para os clientes, mas, com certeza, vai deixar saudades.